Friday, October 31, 2008

Veo veo, ¿qué ves?

Me encanta la publicidad. ¡Es verdad! No me importa que la película se detenga para poner publicidad, bueno al menos cuando la publicidad es buena, original y fresquita. Toda esa creatividad, esas ganas de convencernos a comprar algo, como nos seducen con humor, con imágenes que tocan nuestra sensibilidad... Hay anuncios que, de hecho, son obras de arte y enamoran.
Pero esas obras de arte también son peligrosas, son armas que luchan por el consumismo, por nuestra preferencia, por nuestra cartera, nuestra tarjeta de crédito. ¡Tantos anuncios en la tele, en la calle que intentan convencernos a comprar esto o aquello! Y es que está cientificamente comprobando que inconscientemente o no, pensamos: " Al comprar y usar este perfume, voy a ser tan sexy como la actriz del anuncio..." A veces sentimos que de hecho contribuye para el falso y efímero aumento de nuestra autoestima. Pero las publicidades que más me gustan (además de aquellas de Skip, que apesar de ser un detergente nos acostumbra a publicidades fantásticas, bonitas y alegres. Skip es la excepción a la regla de que todos los anuncios de detergentes son aburridos, exagerados y aburridos, sí, otra vez.)
A lo que iba, aquellas publicidades que más me gustan son las campañas de sensibilización, por todo lo que nos transmiten y de la manera como lo hacen, desde las nuevas campañas contra la violencia doméstica del Ministerio de Igualdad hasta las campañas sobre la educación de los niños. Y me despido por hoy con este enlace de una campaña que debería circular hasta estar bien asimiladita por todos. Ala, aquí va:


7 comments:

  1. Não percebi lá muito bem o que escreveste, deu para perceber a ideia e realmente a publicidade é fabulosa e faz-nos pensar...
    beijinhos

    P.S. faltava um pouco de portugues aqui neste blog

    ReplyDelete
  2. E a Medalha de ouro vai para ti linda! Muito obrigada por teres participado! E sim vai haver mais português por aqui! :) começando pelos teus comments! :)

    ReplyDelete
  3. Que saudades que eu tenho do Espanhol! :)

    ReplyDelete
  4. Medalha de bronze nos comentários vai para Sandra Martins :) Diga-se de passagem que eu tenho a medalha de prata, visto que a administradora do blog não conta para esta corrida :)

    ReplyDelete
  5. Oláaaaaaaaa

    Vê lá este q recebi esta semana

    http://br.youtube.com/watch?v=IWyAMofuY30

    ReplyDelete
  6. Obrigada pelo teu contributo. Conhecia a campanha de sensibilização contra a Sida que propões no teu comentário. Tinha de ser francesa dirão muitos.
    Além de ser uma campanha muito atractiva leia-se atrevida, com uma interessante exploração da nudez e da sexualidade, acho que não deixa de ser extremamente instrutiva.
    Tem uma mensagem clara e forte e não chega ao mau gosto da campanha portuguesa de há alguns meses atrás, em que se vê um homem com asas que vai andando pela rua com atitudes atrevidas, perversas, e que chega a casa e tem lá a sua esposa e filhos. Nesta campanha portuguesa que descrevo, parece-me a mensagem é forte e estreita demais ligando o problema do Sida à traições masculinas. Também a acho ambígua com imagens de assédio consentido e de claro machismo, e demasiado abrangente e subjectiva, do género as aparências enganam, desconfie do que o seu marido possa estar a fazer fora de casa, ou pior, meninos e meninas desconfiem do vosso pai. Eu se fosse homem sentir-me-ia ofendido, pois parece-me que promove a desconfiança em casa com tendência para colocar mais em causa o comportamento do homem do que o da mulher. Aliás, como mulher e esposa, acho o anúncio de mau gosto. Não acho de utilidade promover a desconfiança (nem o assédio!!) mas sim, por exemplo a responsabilidade.
    Bem, provavelmente alguns discordem comigo, e ainda bem. Afinal interpretações são interpretações. Cá vai o link do anúncio em causa http://www.youtube.com/watch?v=rhg9cK_PzMQ

    ReplyDelete
  7. coucou!!
    Il a l'air super ton blog!! la pub, je ne la connaissais pas, est tout simplement super porteuse de sens, bon choix, vraiment! Elle m'a beaucoup émue. Surtout l'image du petit garçon qui se met à frapper sa mère... sais-tu que ça arrive beaucoup plus fréquemment qu'on ne le pense?
    Je t'admire beaucoup, tu as du courage de dire ce qui est vrai et franchement tu maitrises grave toutes les langues, BRAVO
    gros gros bisous à une amie geniale!!!
    SUPER BLOG 20/20
    Titi

    ReplyDelete